quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Pausa para esclarecer uma duvida!

Olá!


Noivas/Amigas uma de minhas seguidoras me enviou a seguinte duvida:

Quais são meus direitos quando eu contrato para minha festa um buffet para X pessoas, pago por elas antecipado e no dia comparecem um numero de convidados 20% menor ao valor já pago, sei que eles não devolvem meu dinheiro, mas e as coisas que sobram?

Isto depende de empresa para empresa, mas existem algumas colocações a serem feitas:

No caso das bebidas (cerveja, refrigerante e água) se elas já estiverem inclusas no serviço não tem como você trazê-las embora (e nem é de bom tom!), muitos buffet já descriminam em seus contratos uma quantidade de caixas de cervejas a ser servida e que a água e refrigerante será a vontade e acredite em muitos casos quando os convidados gostam de beber você sempre acaba pagando uma ou duas caixas extras... rssrsr... Em relação à comida, a situação é mais delicada. Existe uma lei federal que pune os buffet que derem ou doarem a comida que não foi consumida caso ocorra alguma intoxicação alimentar e o valor é altíssimo!

Para festas particulares, muitos buffet costumam fazer “marmitinhas” para que os noivos e seus pais possam degustar de alguns itens que foram servidos, porém canapés entre outros não são incluídos por perderem a qualidade no dia seguinte. Mas não são todos os buffet da região que fazem isso! Informe-se antes.

Os doces são outro problema, quando você contrata os doces inclusos no buffet não tem como saber exatamente se foram servidos todos os doces ou não, eu mesma já vivenciei isto algumas vezes. Nós sabemos que não foram consumidos todos os doces e no final do evento o buffet aparece com uma caixinha de no máximo 20 doces. O que eles fazem com os doces que sobraram? Alguns buffet fazem salgadinhos e doces para buffet de festas infantis, mas fique atenta, são aqueles espaços onde não existe buffet próprio, ou uma parceria aberta para que o buffet trabalhe dentro do espaço infantil e não apenas entregando os itens a serem consumidos. Desta forma você já pode imaginar para onde vão os doces que não foram entregues a você! Um horror! Mas muito comum em nossa região.

Uma boa forma de controlar isso é contratando o doce separado do buffet, além serem muito mais elaborados a empresa monta a mesa do bolo com todos os doces contratados e os que não são consumidos nós embalamos e você leva tudo para sua casa. Mais justo, não é?

Cafés, lanches e coquetéis empresariais a situação muda um pouco, as empresas contratam serviços em sua maioria de padarias e rotisserias da cidade, eles mandam os produtos até a empresa, montam as ilhas ou mesas de serviços e colocam uma pessoa para repor os itens consumidos, geralmente à empresa contrata estes serviços para 150 convidados se forem apenas 80 todos os itens adquiridos ficam na empresa para serem consumidos mais tarde. O mesmo se aplica quando uma pessoa encomenda na padaria de seu bairro, alguns salgados e bolos para receber as amigas em casa, se não for consumido, você volta na padaria, devolve as sobras e pega seu dinheiro de volta?!?

Então fique de olho, pois nós estamos com muitas padarias achando que são buffet e ao prestarem um serviço particular se acham no direito de trazer tudo que sobrou embora... Agora eu pergunto, por quê? Com certeza as sobras de sua festa serão vendidas novamente! Coitados dos clientes destas padarias e ou rotisserias. Que feio heim!

Espero ter ajudado! O importante é esclarecer todas as suas duvidas antes de assinar o contrato e sempre deixar sua cerimonial ciente de tudo que foi combinado.

Com carinho!

Equipe Quem casa quer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario!
Em breve postaremos o que nos pediu.
Com carinho
Samantha Ferraz Oliveira